quinta-feira, 17 de maio de 2007

Articulação Sinovial ou Diartrose

Articulação Sinovial ou Diartrose

Nas articulações sinoviais ,as faces articulares dos ossos não estão em continuidade. Elas estão cobertas por uma cartilagem hialina especializada e o contato está restrito a esta cartilagem. O contato é facilitado por um líquido viscoso, o líquido sinovial. Essas articulações são revestidas por uma cápsula fibrosa.
O líquido sinovial ou sinóvia que se localiza nas cavidades entre os ossos , possui papael fundamental para a articulação.Ele possui a funcão de lubrificar os ossos para que não haja atrito e nem desgaste dos mesmos,possui também o papel de nutrir a cartilagem e todas as outras estruturas intra-articulares.

Os espaços na cavidade articular são completados por uma bainha de tecido conjuntivo , que denomina-se membrana sinovial.Essa membrana ajuda a ligar uma superfície na outra.

Nas articulações sinovias encotramos várias estruturas que ajudam a compor esta articulação, que são:

*Cápsula Articular;
* Superfície Articular;
*Cartilagem articular
*Discos e meniscos articulares
*Lábios Articulares:

Estas possuem suas particularidades, mas funcionam todas em conjunto.


---Cápsula Articular: É uma membrana conjuntiva que envolve a juntura sinovial como um manguito. apresenta-se com duas camadas: a membrana fibrosa (externa) e a membrana sinovial (interna). A primeira é mais resistente e pode estar reforçada, em alguns pontos por feixes também fibrosos, que constituem os ligamentos capsulares, destinados a aumentar sua resistência. Em muitas junturas sinoviais, todavia, existem ligamentos independentes da cápsula articular denominados extra-capsulares ou acessórios e em algumas, como na do joelho, aparecem também ligamentos intra-articulares. Ligamentos e cápsula articular tem por finalidade manter a união entre os ossos, mas além disso, impedem o movimento em planos indesejáveis e limitam a amplitude dos movimentos considerados normais. A membrana sinovial é a mais interna das camadas da cápsula articular. É abundantemente vascularizada e inervada sendo encarregada da produção da sinóvia.

---Superfície Articular: São na maioria dos casos lisas, e variam muito quanto à forma. São constituídas de tecido ósseo denso especial, que difere histologicamente da substância compacta. Em certos casos a superfície acha-se interrompida por cavidades não articulares denominadas fossas ou fossetas sinoviais.
É revestida pela cartilagem articular, que geralmente é do tipo hialino.

---Cartilagem Articular: Geralmente do tipo hialino, revestem as superfícies articulares dos ossos. Elas variam em espessura nas diferentes articulações: são mais espessas naquelas que estão sujeitas a maior pressão e atrito. Comumente elas tendem a acentuar a curvatura do osso,numa superfície côncava a parte periférica é a mais espessa, ao passo que numa articulação convexa, é a parte central. As cartilagens articulares não são vascularizadas, são muito lisas e apresentam uma tonalidade azulada no estado fresco. Elas diminuem os efeitos dos abalos e reduzem grandemente a fricção.

---Membrana Sinovial: É quem completa o delineamento da articulação ,é uma lâmina de tecido conjuntivo rózeo reluzente.Possui cobertura contínua de componentes derivados do plasma sanguíneo.Esta é tano vascular como sensitíva.

---Meniscos e Discos Articulares: Em várias junturas sinoviais, interpostas as superfícies articulares, encontram-se formações fibrocartilagíneas, os discos e meniscos intra-articulares, de função discutida: serviriam a melhor adaptação das superfícies que se articulam( tornando-as congruentes ) ou seriam estruturas destinados a receber violentas pressões, agindo como amortecedores.
*Meniscos, com sua característica forma de meia lua, são encontrados na art. do joelho. Exemplo de disco intra-articular encontramos nas articulações Esternoclavicular, articulação Temporo mandibular, articulação Femuro-tibio-patelar.

---Lábios Articulares: Borda fobrocartilaginosa calocada ao redor da circunferência de determinadas superficies articulares côncovas, inclusive o acetábulo(cavidade profunda do quadril).Um lábio serve para estender e aprofundar a superfície articular , aumentando a área de suporte de carga e auxilando a disseminar o líquido sinovial.


As articulções sinoviais são classificadas como:

* GÍNGLIMO : movem apenas em seu plano sagital (articulções em dobradiça).

*PLANAS : têm apenas um leve movimento de deslizamento entre as superfícies justa postas relativamente achatadas.

*CILINDRÓIDE: é aquela que o movimento rotatório ocorre ao redor de um eixo.

*ESFERÓIDE: permitem movimento em quase toda direção.

*CONDILAR: uma superfície ovóide se aloja em uma cavidade elíptica.

*ELIPSÓIDE : (cães) tem uma superfície articular expandida mais numa direção que em outra, formando uma elipse.

*SELAR: (cães) tem superfície que se assemelha a uma sela. Permite todos os tipos de movimento exeto rotação.


As articulções sinoviais podem apresentar um ou mais dos seguintes movimentos: deslizamento, flexão, extensão, hiperextensão, adução, abdução e circundação.

-Flexão : é o movimento no plano sagital que tende a diminuir o ângulo entre segmentos que formam a articulação.

-Extensão é o inverso de flexão, tende aumentar o ângulo.

-Hiperextensão é o movimento em que o ângulo entre segmentos é aumentado além de 180º, ou uma linha reta.

-Rotação é o movimento de torção de um movimento ao redor de seu próprio eixo.

-Adução é o movimento de aproximação ao plano médio.

-Abdução é o movimento de afastamento do plano médio.

-Circundação é a combinação de todos os movimento.

-Pronação movimento onde a extremidade fica no sentido do PSM.

-Supinação movimneto onde a extremidade fica no sentido oposto ao PSM.

As articulações sinoviais também podem ser classificadas de acordo com o número de movimentos que realizam em torno do eixo, que são elas:

*Monoaxiais movimento em torno de um eixo;

*Biaxiais movimento em torno de dois eixos;

*Tri axiais movimento em torno de três eixos.

Essas articulações também podem ser:

*Simples quando o movimento envolve dois ossos.

*Composta quando o movimento envolve mais de dois ossos


Fonte:Tratado de Anatomia Veterinária - Segunda Edição. Autor - Dyce

Anatomia dos Anomais Domesticos- Volume 02 - Getty

Nenhum comentário: